Scrum Master pra quê?

Eu trabalho com Scrum há tempo suficiente para ter ouvido um monte de coisas. Conheço diferentes empresas que trabalham com este framework e cada uma trabalha de um jeito diferente. Acho incrível como um livro de dezesseis páginas (quatorze, se você desconsiderar capa e sumário) consegue gerar tanta confusão.

Alguns questionamentos se repetem com frequência, independentemente da empresa onde o Scrum está sendo aplicado. “Precisamos de retrospectiva? Por que fazemos daily todos os dias? Para quem apresentamos o review?” são perguntas comuns. De todas, uma que me preocupa muito é: “Por qual motivo temos um Scrum Master?”.

Esta é uma pergunta que sempre me faz refletir profundamente. Não estou dizendo que não é uma pergunta válida, mas ela me preocupa. Será que o Scrum Master está fazendo tão bem o papel de líder servidor que as pessoas nem mesmo conseguem perceber o quanto ele trabalha? Será que ele está muito atarefado com outros assuntos e não está tendo tempo da desempenhar seu papel? Será que ele não sabe o que fazer apesar de “estar formado“? Será que realmente não precisamos de Scrum Masters?

Na minha opinião (e na de muitas outras pessoas), o bom Scrum Master tem trabalho para o dia inteiro e ainda falta tempo. Se o Scrum Master vai estar em um, dois, dez times ou se terá funções adicionais, isso é algo que cada empresa deve decidir de acordo com o seu time.

E por quais motivos eu acredito que o Scrum Master tem trabalho para um dia inteiro? Vamos apelar para o Scrum Guide e entender o que ele deve fazer.

Para o PO, ele deve:

  • Encontrar técnicas para o gerenciamento efetivo do Backlog do Produto;
  • Claramente comunicar a visão, objetivo e itens do Backlog do Produto para o Time de Desenvolvimento;
  • Ensinar a Time Scrum a criar itens de Backlog do Produto de forma clara e concisa;
  • Compreender a longo-prazo o planejamento do Produto no ambiente empírico;
  • Compreender e praticar a agilidade;
  • Facilitar os eventos Scrum conforme exigidos ou necessários.

Para o time, ele deve:

  • Treinar o Time de Desenvolvimento em autogerenciamento e interdisciplinaridade;
  • Ensinar e liderar o Time de Desenvolvimento na criação de produtos de alto valor;
  • Remover impedimentos para o progresso do Time de Desenvolvimento;
  • Facilitar os eventos Scrum conforme exigidos ou necessários;
  • Treinar o Time de Desenvolvimento em ambientes organizacionais nos quais o Scrum não é totalmente adotado e compreendido.

Para a organização, ele deve:

  • Liderar e treinar a organização na adoção do Scrum;
  • Planejar implementações Scrum dentro da organização;
  • Ajudar funcionários e partes interessadas a compreender e tornar aplicável o Scrum e o desenvolvimento de produto empírico;
  • Causar mudanças que aumentam a produtividade do Time Scrum;
  • Trabalhar com outros Scrum Masters para aumentar a eficácia da aplicação do Scrum nas organizações.

Ufa, se isso é só o que o Scrum Guide diz, o Scrum Master já tem trabalho para o dia todo. Mas então o que acontece? Por que as pessoas ainda acreditam que ele não é necessário em alguns times Scrum?

Acredito que o principal motivo para as pessoas não entenderem o valor de um Scrum Master é por que elas não sabem o que ele deve fazer. Então acreditam que suas atribuições são poucas, ou banais. Isto é uma falha do próprio Scrum Master, afinal, uma das suas tarefas é “liderar e treinar a organização na adoção do Scrum”. Se ele não tem comunicado bem o que ele mesmo deve fazer para o time, ele provavelmente não está ensinando a organização sobre o seu papel e sobre o que é o Scrum ou o que é agilidade.

Scrum Master, se a sua organização está nesta situação, o primeiro passo é mostrar esta lista para as pessoas. Discuta com elas cada uma destas tarefas e prepare-se para ser cobrado sobre estes pontos. Não é fácil ser um bom Scrum Master, mas é necessário. Reflita sobre cada um destes pontos e o que você poderia estar fazendo de concreto em cada um deles. Ordene-os de maneira que você saiba quais são os mais importantes e quais devem ser atacados primeiro.

Scrum On!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s