Grupo ou time?

Reflito, com certa frequência, sobre motivação. Estudo sobre o assunto, analiso as pessoas, suas angústias, comportamentos e os motivos pelos quais elas fazem o que fazem.

Uma das coisas sobre as quais andei refletindo nestes dias foi sobre a diferença entre um grupo e um time. Num grupo, pessoas se unem e fazem algo juntas. Num time, as pessoas se unem e, juntas, fazem algo. Aparentemente não existe muita diferença entre as duas frases, mas acho que vale olharmos com um pouco mais de detalhe o assunto.

Para entender um pouco mais acredito que o uso de exemplos será essencial. As pessoas que tem a minha idade lembram-se bem da seleção de basquete dos estados unidos nas olímpiadas de 1992, eles foram conhecidos como “Dream Team”. Scottie Pippen, Michael Jordan e Karl Malone são nomes que estavam presentes entre outras mega estralas do inesquecível time que, além de não perder nenhum dos jogos nas olímpiadas, não chegou nem perto de ser ameaçado.

A fórmula de sucesso repetiu-se nas olímpiadas seguintes e provou ser infalível: pegue os melhores nomes, da melhor liga de basquete do mundo e coloque-os juntos. O brilho de suas habildidades será tão intenso que ofuscará qualquer chance dos adversários. Isso funcionou em Barcelona (1992), Atlanta (1996) e Sidney (2000). Porém, em Atenas (2004), o time foi derrotado nas semifinais pela Argentina por 89 a 81.

Os americanos mais patriotas diriam que esta comparação não é válida, que o time de 2004 não era o Dream Team, que passou por vários problemas e muitos nomes não puderam ser chamados. O argumento parece ser válido, mas uma olhada rápida na lista de jogadores escalados vai fazer meu argumento valer a pena: LeBron James, Tim Duncan, Dwyane Wade e Allen Iverson estavam entre eles. A fórmula permanecia a mesma: una nomes muito fortes em um grupo e teremos um time forte.

Não acredito que valha a pena entendermos o que aconteceu com aquele grupo específico, meu ponto é que não basta unir um monte de pessoas e acreditar que você terá um time. Um grupo de pessoas forma apenas um grupo, nada mais. Para formar um time é necessário muito mais esforço do que apenas juntar pessoas.

Um time é composto de indivíduos com a mesma visão, motivados e unidos dentro de um mesmo propósito. Um time deve ser confiante de que sua meta é atingível, precisa se sentir cuidado e bem amparado. Um time precisa da experiência de vários cenários e muita maturidade. Um time deve ter autonomia completa para resolver os problemas que vai enfrentar, deve ser ouvido e suas opiniões devem ser consideradas. Formar um time é muito mais complexo do que juntar um grupo de pessoas.

Não se consegue um time com 1 semana de trabalho. Um time vai precisar de vivência, vai precisar passar por problemas e superá-los, passar por outros problemas e não superá-los. Só após algum tempo (o qual não vou ser leviano de definir) você começará a ter um time.

Enquanto isso não acontece, o trabalho do gestor, ou do líder, é muito maior e igualmente gratificante.

Um comentário sobre “Grupo ou time?

  1. Pingback: Scrum Master pra quê? | Visão Tecnológica

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s