As urgências do mundo atual

Você já parou para refletir sobre como o mundo de hoje nos bombardeia com informações? É provável até mesmo que, neste simples parágrafo, alguma notificação já tenha aparecido em algum de seus devices.

WhatsApp, Facebook, e-mail, SMS, ligações, Twitter, Instagram, Pinterest, entre outros, que a todo momento fazem nossos celulares, tablets, vestíveis e computadores apitarem, tremerem e piscarem. Sem contar a música ligada, a rádio tocando notícias, o podcast que você está ouvindo, a televisão, etc.

Tudo está acontecendo o tempo todo ao mesmo tempo e nós precisamos ver tudo isso. Se o celular vibra, é alguma notificação que precisamos ver, se um telefone toca, precisamos atender, um e-mail chega, precisamos ver.

Não, não precisamos, e mais, não devemos.

Seguramente 95% destas notificações são inutilidades que não precisam de nossa atenção imediata. Ninguém precisa saber naquele exato momento qual foi o comentário de uma foto postada no facebook, ou de um recado no WhatsApp. Acredite, se algo for urgente, você vai ficar sabendo. As pessoas vão lhe procurar, vão ligar, vão à sua mesa.

Uma análise recente diz que, em média, no mundo, os usuários do WhatsApp recebem 73 mensagens por dia. No Brasil, certamente este número é maior.

Eu sou um usuário que envia muito poucas mensagens por dia, cerca de 50 e, mesmo assim, recebo, em média, 150 mensagens por dia apenas no WhatsApp. Além disso recebo uma média de 200 e-mails diários, entre trabalho e coisas pessoais (graças ao bom inbox não preciso olhar todos). Não uso diariamente o facebook, mas tenho uma média de 5 notificações por dia. Recebo cerca de 5 ligações no celular e mais 5 em ramal no trabalho.

A soma é 415 notificações por dia para mim, que não sou um usuário assíduo de redes sociais. Não contei aqui meus blogs, o Twitter e o Instagram.

Sendo assim, recentemente eu desliguei as notificações do WhatsApp e isso foi extremamente positivo. Não deixei de ver nada urgente e tenho menos interrupções durante o dia.

Qual é o meu ponto? Este bombardeio de vibrações, bipes e luzes piscando, estão fazendo com que percamos a noção de urgência. O urgente perdeu o sentido, tudo se tornou “importante”, tudo precisa de nossa atenção imediata, e nós sabemos que a vida real não é assim.

Restabeleça o senso de urgência em sua vida. Desligue o que te atrapalha e não requer sua atenção, dê mais foco no que realmente é necessário: seu trabalho, seus filhos, seus hobbies, seu almoço, a presença das pessoas, a reunião, o seu sono. Você verá que se tornou mais produtivo, mais focado e mais atencioso com as pessoas.

Se você tem uma experiência parecida, compartilhe comigo, comente.

Valeu.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s