Sinceridade acima de tudo

Eu acompanho o desenvolvimento de pessoas há alguns anos, em ambientes diversos, tanto na esfera pessoal quanto na profissional. Já fiz isso em algumas empresas e em outras instituições. Obviamente não sou expert no assunto, mas esta vivência me permitiu aprender algumas lições importantes sobre o trabalho em equipe e o desenvolvimento pessoal.

Uma das coisas mais importantes que já aprendi é sobre a sinceridade. Seja de um líder para um liderado ou de um liderado para um líder, a falta de sinceridade mina boa parte das chances que este “casamento” tem de dar certo, assim como diminui drasticamente a chance que as pessoas tem de crescer.

Num cenário onde não existe sinceridade, seu líder/gestor/chefe/patrão/conselheiro, chame como quiser, estará fazendo algo que você não concorda, algo que está errado e você fica calado. Isso desagrada você, não permite que ele cresça como líder e o relacionamento de vocês fica cada vez menos produtivo.

No inverso da relação a mesma verdade se aplica. Se seu liderado/funcionário/colaborador/amigo/discípulo, chame como quiser, está fazendo algo de errado e você não lhe avisa disso, você está prendendo ele numa corrente que não permite que ele cresça. Este padrão de atitude é maléfico tanto para você quanto para ele.

A sua relação com seu líder ou liderado, deve ser exatamente como um casamento: tem momentos ruins, onde eixos são ajustados, os erros são expostos e as feridas são curadas, mas tem, em sua maioria, momentos bons, de alegria, crescimento pessoal e profissional.

Se o seu relacionamento com este líder/liderado não tem sido assim, procure alinhar isto com urgência através da sinceridade. Ficar estagnado, sem crescer, sem avançar, é só para quem já morreu.

Até a próxima.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s