Compromisso com descontração

Eu acredito que o ambiente de trabalho, local onde passamos boa parte do nosso dia, deve ser agradável. Acredito que precisamos trabalhar felizes, contentes por estar onde estamos. Acredito que devemos nos sentir em casa o tanto quanto for saudável para nosso ambiente de trabalho.

Ok, posso ser apenas um sonhador, mas vou continuar meu argumento.

O que tenho visto e ouvido hoje em dia, em minha pouca experiência, são muitos relatos de confusões, descontentamentos e pessoas tratando-se de maneira ríspida, até mesmo com um nível sério de grosseria. Vejo mãos socando mesas em reuniões, pessoas irritadas, o tom de algumas vozes se alterando e desentendimentos diversos.

Não acredito que este seja o cenário ideal para a criação de novas soluções, para resolução de problemas e para o crescimento saudável de uma empresa.

Acredito justamente no contrário disso, um ambiente de pessoas compromissadas com o seu trabalho, mas com um constante nível de descontração. Penso que o melhor ambiente para a criação e para o surgimento de grandes soluções seja repleto de risos e sorrisos, de pessoas que sabem dar risada mesmo em meio aos mais diversos tipos de problemas.

Obviamente isso não pode se confundir com falta de comprometimento, nem se traduzir em carência de dedicação. Este cenário, se não surgir de um alto nível de engajamento, será apenas o reflexo de um grupo de pessoas que gostam de brincar, mas sem nenhum profissionalismo.

Esta é minha luta pessoal, criar este ambiente de engajamento descontraído. Talvez seja apenas um sonho, mas vou continuar tentando.

Você deve estar se perguntando como criar isto em seu ambiente de trabalho, mas, infelizmente, é impossível dar esta resposta. Cada empresa é formada por um grupo distinto de pessoas, com características completamente diferentes. Não existe fórmula mágica para isso.

O que posso tentar passar da minha experiência são alguns pontos:

  • Conheça as pessoas que trabalham com você
  • Contrate as pessoas certas
  • Feedbacks positivos constantes
  • Feedback negativos pontuais e sempre com total respeito às pessoas (isso é muito difícil de se encontrar)
  • Aprendizado constante
  • Salas de descompressão (note que escrevi no plural)
  • Nenhum tipo de repressão à utilização destes espaços de descompressão
  • Um ambiente físico favorável ao compartilhamento de ideias
  • Um grupo unido de pessoas
  • Uma mesma visão, compartilhada por todos do time

Estes são apenas passos iniciais na criação deste ambiente. Se você tem uma experiência parecida ou algo a dizer sobre este assunto, comente. Se gostou do artigo, compartilhe nas suas redes sociais.

Obrigado.

Um comentário sobre “Compromisso com descontração

  1. Pingback: Validando ideias | Visão Tecnológica

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s