Terra TV – Prós e contras

Nesta semana tive a oportunidade de experimentar o serviço do Terra TV, locação e venda de filmes via streaming.

Uma das coisas que mais gosto de fazer é assistir um bom filme mas, pela falta de tempo, quase não o faço. Como sobrara um tempinho extra, resolvi testar o serviço com os R$ 10,00 que havia ganho pelo meu cadastro.

O filme escolhido foi “A Origem”, uma obra-prima de Christopher Nolan indicada a nada menos que 8 oscars. A excelência do filme a parte, não tive dificuldades para escolher o que assistir, mais pela falta de títulos no site do que por dúvidas.

Dos poucos filmes disponíveis, muitos estão apenas para venda via download. As séries são ainda mais escassas e não existe opção de locação. Cada episódio é absurdamente caro.

O processo de pagamento foi simples e sem dores, afinal, já tinha os R$ 10,00 de crédito. Inserir mais créditos em minha conta também pareceu ser um processo simples. As interfaces do site são bem construídas e a usabilidade é ótima.

Antes de dar o play selecionei o filme que gostaria de ver em minha lista de filmes alugados, e escolhi as opções de áudio e legenda – algo que também me deixou bem feliz. Os vídeos alugados, antes de dar o play, ficam em uma lista e podem ser vistos a qualquer momento.

Como o próprio site do serviço recomenda uma conexão mínima de 2 Mb e a minha conexão em casa é de apenas 1 Mb de velocidade, resolvi deixar o filme carregando. Para minha surpresa, em pouco tempo já tinha 20 minutos de filme em buffer, o que me levou a pensar na qualidade do vídeo e deixou-me um pouco preocupado.

Após um tempo o carregamento do vídeo travou com 1:28:00 e não ia mais para frente. Tentei dar play e pause para ver se o filme continuava carregando e nada. Fui até o último minuto carregado e dei play. Aparentemente o filme poderia ser visto em streaming normal mesmo mas, ainda cético com a velocidade de minha conexão, tirei o áudio do computador, abri mais uma aba em meu browser e deixei o vídeo passando enquanto navegava na internet.

Após poucos minutos, entusiasmado para ver o filme resolvi parar o carregamento, colocar no minuto 0 e assistir. Conectei o notebook na televisão (via cabo normal, não era HDMI), o aúdio no Home Theater e me preparei. Antes de dar o play notei que poderia configurar tamanho e cor da legenda, outra funcionalidade bem legal.

Iniciei o filme e gostei da qualidade de imagem e som, que se equiparou a do DVD comum (obviamente não se compara com o blu-ray numa televisão FullHD). Sem o vídeo ter sido todo carregado antes de eu assistir, continuava preocupado com o que aconteceria quando chegasse no ponto onde seria necessário o streaming normal. Esta preocupação passou pois fiquei entretido com o filme e o assisti até o final sem ter um único travamento, mesmo com apenas 1 Mb de conexão com a internet.

O melhor de tudo foi, no final, não ter que ir devolver o DVD na locadora.

Resumindo:

  • Contras:
    • Pouca variedade de filmes
    • Alto preço para venda e locação
    • Vídeo não carregou completamente em buffer
  • Prós:
    • Crédito gratuito pelo cadastro
    • Boa usabilidade geral
    • Escolha de áudio e legenda
    • Configurações de exibição da legenda
    • Qualidade do vídeo e do áudio
    • Todo o processo é feito pela internet

Obviamente existem outras opções, como o download via Torrent que, por ser ilegal, deixa de ser uma opção para mim. Dentro da legalidade, podemos utilizar o serviço da NetMovies, que peca por não ter um plano livre de assinatura mensal, mas que é muito mais barato para quem assiste muitos filmes e tem mais variedade na locação via streaming. Mais um ponto positivo para a NetMovies é que eles trabalham também com mídias físicas, entregando e buscando o filme na casa do cliente.

Pode-se ainda optar pela boa e velha locadora da esquina, mas eu não acredito que este serviço continue se encaixando hoje em dia.

Valeu, e até a próxima.

Deixe uma resposta

